sexta-feira, 27 de abril de 2012

Fome ou vontade de comer?

Bom dia, gente!

Hoje é sexta feira, dia tão esperado... no FB só se vê todo mundo comemorando quando ela chega ou lamentando quando ela se vai. Mas outro dia eu falo sobre isso. Pra mim, a sexta é sinônimo de faxina em casa, e isso me alegra! Adoro esse ritual de deixar tudo limpo e cheiroso para curtir o fim de semana com a família e receber os amigos!

Portanto, vamos lá como nosso assunto porque tenho muito o que fazer (tipo, lavar 4 banheiros...).


Hoje vou dar dicas sobre alimentação! Vou dizer quais exercícios mentais EU estou fazendo, e que estão dando excelentes resultados. As técnicas de PNL são sempre simples e não tem nada de mirabolante, seja qual for o propósito (emagrecer, parar de fumar, deixar a timidez de lado, etc.), o que você vai fazer é programar sua mente para pensar DE ACORDO COM O SEU PROPÓSITO. Oooouuuu seja: vai assumir o comando e conduzir seus pensamentos, ao invés de ser conduzido e comandado por eles!

Pra começar, quando der "fome", você precisa saber se não é só "vontade de comer". Existe muita diferença. A fome é uma necessidade fisiológica, é seu organismo pedindo alimento para nutrir as células. Já a vontade de comer surge por diversas causas: ou porque você viu um alimento, ou porque sentiu um cheiro de comida, ou porque ouviu alguém falar em comida, ou porque pensou em algo que gosta de comer, ou porque está ansioso... enfim, muitos estímulos aos sentidos ou padrões mentais nos fazem sentir vontade de comer. Por quê?

Provavelmente, você já se condicionou a associar esses estímulos à fome, e se entrega totalmente. Não importa se você acabou de almoçar ou jantar, se alguma dessas coisas acontecer, você vai querer comer essa outra coisa que está na sua mente (um doce? um sorvete? um refrigerante? sempre será algo do tipo, né! rsrs). O exercício para "racionalizar" sobre essa "fome" então é o seguinte:

Imagine seu estômago, seu sistema digestivo (pode imaginar aquelas figuras que a gente vê nos livros de escola, sabe? do corpo humano por dentro! faça de conta que é o teu). Visualize como ele está no momento: tem comida dentro dele? Quanto tempo faz desde que ingeriu o último alimento? Ele ainda está no seu estômago, você sente? Logo aqui, no começo, você deve se lembrar de ser consciente e honesto, sem se deixar enganar por você mesmo!

Você está "vendo" mentalmente seu organismo, e é capaz de dizer se comendo ou não mais alguma coisa vai se sentir melhor. Se você chegar à conclusão que, afinal, está alimentado e não precisa de mais nada, pronto! Vá arrumar alguma outra atividade pra preencher o tempo: ligar para um amigo, ler, assistir um filme, dar uma volta... qualquer coisa que te dê prazer. Mas se você, mesmo assim, quiser comer alguma coisa, enumere as opções que você tem à disposição no momento e comece pela sua preferência.

Bom, você abre a geladeira e os armários e vê que tem os ingredientes pra montar um lanche, também tem sorvete, tem chocolate, tem iogurtes e.... olhe! tem umas frutas alí! Digamos que sua vontade agora seja um lanche com refri. O que você deve fazer então é "imaginar" o alimento preparado ali na sua frente: imagine-se comendo (pode fechar os olhos se for melhor), imagine o sabor, a mastigação, sinta ele descendo para seu estômago.... Imagine um gole do refri para ajudar a descer.... "Coma tudo" na sua imaginação. Quando terminar, imagine seu estômago, como ele vai estar mais ou menos meia hora depois. Sinta se ele ficou cheio, se você se sente disposto ou se o lanche te deixou "inchado", desconfortável, com sono, pesado... Compare a sensação com a primeira (a que você sentiu quando imaginou seu estômago como ele está agora, antes de "comer"). Seja frio e racional, e eleja qual deles te deixa melhor. Escolha como QUER se sentir.

Digamos que você chegou à conclusão que não vai se sentir muito bem se comer o lanche com refri, mas ainda assim quer "botar algo no estômago". Pegue então sua segunda opção por ordem de preferência: o sorvete, talvez. Repita o processo: imagine a taça de sorvete na sua frente, você saboreando, engolindo, o sorvete indo pro estômago... imagine-se comendo o quando comeria de fato. Agora imagine tudo isso daqui a meia hora e avalie a sensação. Se se setir melhor comendo o sorvete, MELHOR DO QUE ESTÁ AGORA, talvez seja uma boa opção. Se sentir que vai ficar desconfortável, mude de idéia.


Você pode repetir esse processo "imaginativo" com todos os alimentos que estão à disposição: desde a bolachinha que está mais fácil de pegar até o salgado com coca-cola do barzinho da esquina. Prometo que não demora muito, não custa nada SE VOCÊ TEM O PROPÓSITO DE EMAGRECER.

Pode parecer besteira mas, ao fazer isso, você estará DECIDINDO racionalmente o que você quer e precisa comer, e não mais estará sendo controlado por um impulso. Percebeu a diferença? Eu, particularmente, estou adorando a sensação de controlar meus impulsos e adquirir a consciência de como meu corpo funciona.


Quando for fazer uma refeição, lembre-se disso e coloque no prato a combinação de alimentos e a quantidade que imaginar que serão suficientes para te satisfazer (e não para satisfazer seu impulso). Coma devagar, saboreando cada porção... Tente não se distrair, comer sem perceber o que e quanto está comendo.

Mantenha seu pensamento focado no seu propósito, e será fácil realizar o exercício, eu garanto. Pense no que você quer, onde quer chegar, e AJA DE ACORDO com o objetivo.

Você poderá comer tudo que gosta, é claro, mas vai ver que não vai mais comer como se fosse a última vez na vida que vê aquele alimento delicioso! Vai se sentir satisfeito com pouco, quando passar a "ver" seu estômago satisfeito.

Além disso, o prazer que sentimos ao saber que estamos no comando e, mais ainda, quando vemos o resultado na balança, é muito maior que o prazer passageiro de se empanturrar de comida! Lembre-se: em oito dias, eu eliminei quase 3kg. Você também vai ter resultados, com toda certeza!!!

Nos próximos posts (ainda hoje), vou passar outro exercício que eu faço com relação aos alimentos e técnicas para mentalizar seus objetivos. Se ainda não leu, leia os posts anteriores... e me acompanhe sempre por aqui!

Beijocas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário